quinta-feira, outubro 18, 2007


Força na Hora Certa!




Fala Galera!!!


Eis que se aproxima a 6º etapa do Troféu Brasil... Foi um mês de treinos bem intensos e confesso que ainda hoje não me sinto totalmente polido (descansado!) para arrebentar domingo.
Hoje de manhã, saindo do treino, pensei qual poderia ser o motivo de me sentir assim.


Provavelmente ainda esteja sentindo os efeitos das diversas provas seguidas que fiz nos últimos dois meses. Chega uma hora do ano, não importa o nível de profissionalismo/treinamento que o corpo de todos nós envia alguns sinais de que temos que tomar cuidados maiores, principalmente antes da prova....


Isso me fez lembrar da prova desse ano do Ironman do Havaí, realizada no último fim de semana em Kona, Havaí. Me assustei ao ver dois campeões mundiais passando mal logo na bike (Normann Stadler e Michelle Jones). Na minha temporada de treinos este ano, em San Diego, tive a honra de cruzar com algumas dessas feras e vi o quão bem eles pareciam estar para esta prova...Então o que deu errado???


Conversando com um amigo brasileiro, Juliano Teruel, atleta pro baseado em San Diego, fiz exatamente essa pergunta. A resposta dele foi curta e sábia: "Guto, os caras chegam no Havaí com uma semana para a prova, quer dizer, na semana final de preparação forte para o Iron. Quando chegam lá, eles invetam de nadar no mar, ou até experimentar comidas diferentes... Como o corpo ainda não está polido, pegam uma virose! Isso já é famoso no Havaí..."


Hoje, essa conversa me fez pensar muito sobre essa semana de polimento. Cheguei a conclusão que nela é MUITO importante saber "ouvir" seu corpo, desde o que ele "acha" sobre os volumes de treino até o que ele se sente a vontade em relação a alimentação (sem exageros, como nossos amigos que estavam em Kona!). Essa é a hora de relaxar e condicionar corpo e mente para ter vontade de fazer força no dia da prova. Nada de esforços além do básico.


Justamente por esses pensamentos estou aumentando minha preparação hoje de uma forma diferente: diminuindo minha gana nos treinos e relaxando minha cabeça com outros pensamentos (filmes, internet, tudo menos Triathlon!!!). Faltam 3 dias para a prova. É hora de "desfocar, focando".


Vamos ver no que dá!


Um abraço a todos e um ótimo Troféu Brasil,
Guto Antunes

2 comentários:

Papai Jajá disse...

Man, hora de relaxar a mente e se focar para a prova. Com certeza é complicada esta história do se desfocar focando mas acho que pode dar certo.
Temos que pensar em qualquer coisa menos no domingo. Algo como uma prova ser uma coisa 100% natural.
Minha experiência é bem menor do que a sua mas, aprendi no 70.3 do ano passado que o esquema é desencanar. No final você faz uma prova muito infernal.
Hoje já fiz um intervalado de ritmo mas segurando e poupando...
Precisamos combinar de domingo. Vamos ver se almoçamos no sábado juntos.

Abraço,

JJ.

Anônimo disse...

Por que nao:)