segunda-feira, março 21, 2011

Troféu Brasil 2011 - 1º Etapa: Chuva e Muita Emoção!

Foto: Pódio Profisional Masculino Crédito: MundoTri.com


Fala Galera!




Escrevo hoje muito feliz do meu primeiro resultado oficial do ano, a 5º colocação no Troféu Brasil de Triathlon, em Santos-SP.



Estou especialmente feliz por começar a sentir meu corpo reagindo a demanda de velocidade em uma prova na distância Olímpica. Durante os anos de 2009/2010, foquei em adquirir mais base para a longa distância para provas de 70.3 Ironman, o que acabou me custando velocidade (e posições) nas provas do circuito olímpico sem vácuo. Após o mundial, decidi focar em buscar mais velocidade nas três modalidades, com treinos intervalados de maior intensidade e menos volume.



A prova:



Desde o momento que acordei, ainda me preparando para ir p/ a transição, pensei que aquele tinha que ser meu dia de brigar pela vitória. Fiz um "pacto" comigo de ir para prova e fazer tudo o que havia planejado, sem medo de falhar.



Apenas um detalhe me deixava reticente: Foi um dia que começou com muito frio e chuva. Isso poderia criar riscos no pedal, principalmente pela alta quantidade de curvas e buracos no percurso. Resolvi sair no pé do pelotão principal da natação, mas após a virada de bóia senti os braços pesarem quando começou a haver uma variação de ritmo do pelote (ainda fruto dos treinos pesados acumulados na base).



Saí da água a 1min do pelotão principal, bastante cansado (mar estava muito agitado!). Peguei a bike e resolvi sair por 1 km mais controlado, esperando a acidose baixar. Essa foi a chave da prova. No primeiro retorno comecei a impor meu ritmo para sair do 8º lugar e ir buscar a 4º colocação, mantendo uma média de 42km/h (não foi fácil... era muito buraco para desviar!!! Nunca vi coisa igual...). Fui sem medo atacando cada adversário que passava, e o corpo respondia cada vez mais. Juntamos em um bloco forte, em que estavam Shiro, Manssur, Felipe Guedes, entre outros atletas fortes. A corrida prometia!



Saímos para correr eu e o Manssur num ritmo alucinante! Tentamos buscar os primeiros colocados (Santiago, Fred Monteiro e Danilo Pimentel) mas todos fizeram uma corrida muito bonita, uma das mais disputadas que já participei. A diferença entre a 1º e a 5º colocação foi de apenas aproximadamente 2:30 min, mostrando que esse ano a briga pelo título promete. Parabéns a todos (amadores e profissionais) que encararam uma prova muito difícil, dada as condições metereológicas!



Alguns agradecimentos:



À todos que estavam lá gritando meu nome, ao Prof. Reinaldo "Tubarão" Bassit, da Total Nutrition, pela suplementação perfeita e pelo apoio durante toda a prova, à Medley Pro Triathlon (Assessoria Esportiva), aos meus treinadores do Força Dinâmica (Prof. Alexandre Blass e Marcelo Semiátzh) e a meus amigos que postaram via Facebook e Twitter.





À Mormaii e Ceepo Bikes pelo apoio de material



Principalmente ao meu único patrocinador financeiro hoje, a Active Engenharia. Num país onde ser atleta profissional é uma "desocupação", juntos mostramos que trabalho e dedicação são fonte de inspiração ao mundo corporativo.



À minha esposa Claudia e minha filhota Luiza que vem por aí em agosto. Vocês são sempre a minha fonte de inspiração para buscar meu máximo. Amo vcs!



Em especial à memória de meu pai, José Augusto. Pai, em todos os momentos que tive medo em minha vida você me ensinou a lutar de frente e vencer. Ontem não foi diferente. Pedi sua força e você veio comigo durante toda a prova. Dedico minha garra e perseverança a você. Meu maior troféu ontem foi poder cruzar a linha de chegada, olhar para o céu e sentir sua presença comigo. Você ainda vive em mim.



Grande abs e até o GPI de Triathlon, dia 02/04 em São Carlos-SP

Guto Antunes





Resultados:



Masculino



1. Santiago Ascenço, 1h49min23seg

2.  Fred Monteiro, 1h50min27seg

3. Danilo Pimentel, 1h50min47seg

4. Antonio Manssur Filho, 1h51min37seg

5. Guto Antunes, 1h51min54seg



Feminino



1. Vanessa Gianinni, 2h03min36seg

2. Fernanda Garcia, 2h07min40seg

3. Carolina Galvão, 2h10min33seg

4.  Priscila Rocha, 2h12min55seg

5. Beatriz Neres, 2h14min59seg

Um comentário:

Simon Leonel disse...

Parabens mais uma vez Gutão. estarei na torcida. Esse ano promete. vai com tudo. animo e raça sempre.
Seja vc e lute pelos seus ideais.
O bom é mostrar n que vai não falar que vai mostrar. abraços tudo de bom fique com deus e força total.